São Paulo, 07 de Maio de 2012    

Dia do Contabilista: APEJESP é homenageada na Assembleia Legislativa e participa de comemoração no SINDCONT.


O contabilista é aquele profissional que tem a tarefa de organizar e supervisionar a contabilidade de uma empresa ou até mesmo de uma pessoa. Os dados contábeis são muito importantes no mundo dos negócios, são eles que norteiam as decisões do mercado. É um profissional com múltiplas facetas podendo atuar como autônomo, empresário de contabilidade, auditor, consultor tributário, controller, membro de conselho fiscal e de administração, árbitro em câmaras especializadas, no meio acadêmico, executivo e perito contador. Por isto, precisam conhecer a legislação fiscal, comercial e do trabalho dentro de seu país, os princípios de funcionamento e o patrimônio da empresa onde trabalham. Também precisam de conhecimentos teóricos e práticos sobre estatística, matemática e de alguns ramos da administração, de recursos humanos e do direito.

Pode-se afirmar com certeza que é uma das profissões que mais crescem atualmente devido ao grande número de empresas que temos no nosso país. Por isso o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa de São Paulo, Itamar Borges prestou uma homenagem a todos os profissionais que atuam nesta área, por meio de suas entidades congraçadas da contabilidade paulista, a APEJESP representou os peritos contábeis, na figura do seu presidente, José Vanderlei Masson. “A data é muito importante pelo reconhecimento da profissão e pela relevância da contabilidade e do contador no dia a dia do país”, explica.

“A Assembleia fez a sua lição de casa, prestou a homenagem a esta classe que é muito importante para o desenvolvimento do nosso país, o contabilista, o contador, seja a empresa de contabilidade ou profissional é fundamental para as decisões dos bons negócios”, afirma o deputado Itamar Borges.

Ao discursar em nome das entidades congraçadas da contabilidade paulista, as homenageadas da noite, o presidente do SESCON-SP, José Maria Chapina Alcazar, falou da relevância da atividade para o desenvolvimento das empresas brasileiras, frisando que, diante da alta carga tributária e complexidade, é chegada a hora de a sociedade se posicionar. "Precisamos deixar o campo das reclamações e agir, acompanhar a elaboração das leis nos âmbitos municipal, estadual e federal, e lutar contra as medidas nocivas e a favor das que beneficiem os contribuintes brasileiros e diminuam o Custo Brasil", falou.

A solenidade, que homenageou APEJESP, SESCON-SP, AESCON-SP, CRC SP, SINDCONT-SP, FECONTESP, IBRACON Nacional e 5ª Seção Regional, também contou com as participações do deputado estadual Vitor Sapienza, da vereadora Edir Sales, dos deputados federais Arnaldo Faria de Sá e Walter Ihoshi, do presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega e do ex-deputado estadual e ex-presidente do SESCON-SP, Hatiro Shimomoto, além de representantes das homenageadas, lideranças da contabilidade, representantes de entidades empresariais como ACSP, Fiesp, Ciesp, Fecomercio-SP, do governo, como Receita Federal do Brasil, e das áreas acadêmica e jurídica.

SINDCONT também comemorou a data.

Outra entidade que prestou homenagem foi o SINDCONT, que reuniu, no Salão Nobre da Entidade, os principais dirigentes da Classe, representantes políticos, associados, estudantes, professores e parceiros, para celebrar a data magna da Classe Contábil. O presidente da APEJESP, José Vanderlei Masson, esteve presente na solenidade.

O SINDCONT-SP é a entidade mais antiga do Estado de São Paulo e por este motivo, existe uma tradição, na qual o Dia do Contabilista é comemorado no próprio dia, 25 de abril, no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. “Todas as demais entidades do Estado de São Paulo respeitam essa tradição e por isso que estão todos aqui para comemorar o nosso dia”, declarou o presidente da Entidade, Victor Domingos Galloro.

Falando em nome das entidades congraçadas do Estado de São Paulo, o presidente da 5ª Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON, o contador Adelino Dias Pinho, afirmou que a Contabilidade retomou sua posição de destaque já existente num passado mais distante, e hoje a sociedade percebe sua real importância para o desenvolvimento econômico e social do nosso país. “Vários exemplos vêm confirmar essa verdade, como a presença significativa de temas contábeis na mídia, o espaço ocupado pelas entidades de representação e as homenagens recebidas pela Câmara Municipal de São Paulo, em 2011 e pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Outro destaque relevante é o espaço conquistado junto aos órgãos internacionais, tais como o IASB e o IFAC”, completou Adelino.

A homenagem também contou com a presença: presidente Nacional do IBRACON; Almir da Silva Mota, presidente FECONTESP; José Maria Chapina Alcazar, presidente do SESCON-SP e AESCON-SP; Márcio Massao Shimamoto; Maria Cristina Martins, vice-presidente da ACMSP; José Alarico Rebouças, diretor superintendente das ACSP; Paulo Cesar Abrantes de Aguiar, diretor da central de serviços da FIESP; entre outros representantes.

Fotos cedidas pelo SESCON SP e SINDCONT.

Voltar


É proibida a reprodução de textos e fotos publicadas, mesmo citando a fonte, sem expressa autorização assinada pelos diretores da publicação. Os artigos e matérias assinadas são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.

APEJESP - Todos os direitos reservados.

Jornalista Responsável: Suzamara Bastos
Criação: Acessa Brasil