APEJESP participa de homenagem da Aleasp

Como sinal do crescente reconhecimento e valorização do segmento pela sociedade e pelos governos, na noite de ontem, 5 de maio, pelo terceiro ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu uma sessão solene para celebrar o Dia do Contabilista, estabelecido em 25 de abril.

Lideranças da categoria contábil do País, das entidades congraçadas da contabilidade paulista, representantes de entidades do empreendedorismo e autoridades participaram do evento, realizado no Plenário Juscelino Kubitschek.

Ao abrir a solenidade, o vice-presidente da Alesp, deputado estadual Jooji Hato, saudou a todos os contabilistas pela data e atuação, em nome do presidente da Assembleia, o deputado Samuel Moreira.

Já o deputado estadual Itamar Borges, autor da propositura da homenagem, destacou a relevância da classe contábil para o Estado e o País. "Empresários, profissionais, autônomos, peritos judiciais, sindicatos, associações e conselhos. Parabéns pela fundamental contribuição de todos".

Para José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da APEJESP, com certeza estamos num momento importante para a classe contábil em qualquer uma das suas áreas de atuação. "É importante repensar qual o papel do profissional da contabilidade na sociedade".

Em nome do Congresso Nacional, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, falou das dificuldades enfrentadas pelas empresas com a alta carga tributária e a burocracia no País, enfatizando o importante papel de consultor do profissional contábil neste contexto. "Uma organização pode prescindir de outros profissionais, mas nunca do contador", destacou.

A deputada Célia Leão também deixou as suas congratulações. "Sem a contabilidade, não temos um País organizado. Por isso, quero reafirmar o meu compromisso de trabalho com todos vocês".

A Câmara Municipal de São Paulo foi representada pela vereadora Edir Sales. "Hoje a contabilidade não é apenas útil para as empresas e para o País, mas peça chave para o desenvolvimento", disse a parlamentar.

O presidente da FENACON, Mario Elmir Berti, manifestou a satisfação pela classe receber este reconhecimento público e propôs uma reflexão sobre a crescente valorização do setor contábil nas últimas décadas. "A profissão mudou muito e para melhor, e tem sido ouvida. Mas ainda há muitos desafios a serem superados, que merecem dedicação e empenho".

As homenagens da noite foram direcionadas às entidades congraçadas da contabilidade paulista e outras de âmbito nacional. Receberam placas alusivas à data o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior; o presidente da FENACON, Mario Elmir Berti; o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega, em nome do presidente José Martonio Alves Coelho; os presidentes da IBRACON Nacional e 5ª Seção Regional, Eduardo Pocetti e Adelino Dias Pinho; o vice-presidente de Administração e Finanças do CRC SP, Gildo Freire de Araújo, em nome do presidente Claudio Avelino Mac-Knight Filippi; o presidente do SINDCONT-SP, Jair Gomes de Araújo; o presidente da FECONTESP; José de Souza; o presidente da Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos, e o presidente da ANEFAC, Amador Alonso Rodriguez.

Também participaram da mesa solene do evento o diretor titular da Central de Serviços da FIESP, Paulo Henrique Schoueri; o presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Irineu de Mula; os presidentes do SESCON-SP nas gestões 1975-1978, Hatiro Shimomoto, e 1990-1993, Irineu Thomé, e o contador Antoninho Marmo Trevisan.

O SESCON-SP e a AESCON-SP também receberam uma homenagem da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, presidida pelo deputado Itamar Borges, pelos trabalhos à frente da secretaria do grupo.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP