APEJESP forma nova turma de Peritos Judiciais

Associação oferece curso direcionado a profissionais que desejam atuar na área e aponta todo o material básico e legal

A APESJESP formou nova turma de peritos judiciais no Curso Preparatório para Ingresso na Área de Perícia Judicial. As aulas aconteceram entre os dias 16 a 18 de setembro, na sede da Associação, em São Paulo. Nos três dias do curso o professor, Sidney de Paula e também Perito de Informática, demonstrou como ingressar nos Tribunais de Justiça, expôs os conteúdos: como fazer parte das Varas dos Tribunais de Justiça; a atuação do perito assistente judicial, a elaboração de laudos para juízes, dentre outros temas que fazem parte do universo do perito.

“O Perito Judicial pode atuar em qualquer esfera, como Trabalhista e Federal”, mencionou ao comentar um processo criminal em que atuou envolvendo falsos e-mails. Com relação aos honorários, ele explicou que nas varas Civil, Criminal e Federal o perito recebe primeiro e depois faz o trabalho de perícia. Sidney chamou atenção para um erro muito comum, principalmente, entre os iniciantes que é pegar o caso e cobrar depois de encerrado. “Quando for nomeado e pegar o processo, aponte os honorários protocolado – durante o período de 10 dias, tempo que o perito tem para informar se aceita ou não”, sugeriu.

Segundo ele, é muito importante que o perito discrimine no processo todos os gastos com documentos, materiais etc. Uma dica de Sidney de Paula para os alunos foi de anexar as tabelas dos honorários de órgãos como Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), CRC (Conselho Regional de Contabilidade), Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), dentre outras.  

O perito afirmou que para quem está começando é começar atuar na justiça do Trabalho para ganhar nome no mercado. “Se chamarem vocês façam sem problemas. Já recebi vários convites de outras várias vinda do TRT”, ponderou. Durante o curso ele também comentou sobre o laudo e os cuidados na sua preparação, além de como o perito deve se comportar ao responder os quesitos.

Muitos profissionais buscam o curso da APEJESP como primeiro contato com a profissão de perito judicial e por meio da Associação vislumbram boas oportunidades. Charles Semmler, sócio da empresa Múltipla Contabilidade de Piracicaba, conta que ele e a sócia procuram ampliar os negócios e viram na perícia judicial um mercado promissor. “É um curso muito objetivo, prático e vai trazer grandes retornos”, avaliou.

Carla Ruiz trabalha como autônoma e faz revisão de cálculos para a procuradoria geral, o curso da APEJESP se tornou uma ótima oportunidade para ajudá-la a ingressar na outra ponta do trabalho.  “Escolhi fazer o curso porque quero fazer o primeiro cálculo que é o perito que faz”, comenta. Ela explica que as principais dúvidas que tinha antes do curso eram com relação a experiência do dia a dia e a parte prática de como chegar na vara, como ser e se portar um perito. “Espero conseguir nomeações em breve”, apontou.

O contador, Cléber Bailistein, optou pelo curso da APEJESP para aprimorar os conhecimentos e ingressar na área de perito judicial. Ele conta que fez contato prévio com a Associação que o orientou a fazer o curso. “O curso me ajudou a tirar todas as dúvidas e abriu novos conhecimentos para essa atividade que vou começar a colocar em prática na minha vida”, revelou.

Mauro Pimenta Filho atua com terraplenagem e recuperação de área degradada diz que na área têm muitas ações de crimes ambientais e processos erosivos, principalmente situações de uso inadequado do solo e desmatamento. “O curso de perito judicial vai completar mais uma etapa desse ciclo para atuar nos processos judiciais”, destacou ao enfatizar a importância do papel da APEJESP de congregar profissionais de diversas áreas. Segundo ele, atualmente é difícil encontrar um profissional completo para atuar em perícia e o fato da Associação conseguir reuni-los é fundamental para a troca de experiências, informações e “atender as necessidades do Poder Judiciário”, finalizou.

Mais informações acesse o site da APEJESP: http://www.apejesp.com.br/

Confira as fotos: clique aqui

Texto e fotos: Jennifer Almeida




«  VOLTAR