São Paulo, Abril de 2013   

APEJESP presente em evento do Dia do Profissional de Contabilidade

Em comemoração ao Dia do Contabilista, celebrado no dia 25 de abril, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP promoveu, na quinta-feira, uma solenidade em homenagem à data e aos profissionais da Contabilidade, em sua sede. A APEJESP participou do evento, José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Entidade, acredita que atualmente, o profissional da contabilidade se destaca no País nos cenários econômico, político e social, devido a necessidade constante da padronização internacional da linguagem dos negócios. "Deixamos de ser apenas a pessoas dos números e nos tornamos um balizador dentro das companhias para tudo", explica.

Na solenidade foi entregue o Prêmio Professor Hilário Franco, que está em sua 12ª edição, uma homenagem ao ilustre contador e professor, autor de vários livros e estudos sobre a Contabilidade, e tem o propósito de estimular a pesquisa de cunho prático, acadêmico e científico de temas contábeis. Foi entregue ainda uma bolsa de estudos integral em pós-graduação oferecida pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap, sorteada no último dia 22, para o contabilista João Miguel Sanches, associado do Sindicato desde janeiro de 2011.

Lideranças contábeis de todo o País participaram da solenidade no Sindcont-SP, bem como autoridades políticas, jurídicas e empresariais, já que o Dia do Profissional da Contabilidade é uma tradição para a classe e vem sendo festejado desde 1926, quando o senador João Lyra Tavares, considerado o patrono da Contabilidade nacional, instituiu o dia 25 de abril como a data magna da Contabilidade, como forma de agradecimento às homenagens que lhe prestavam os profissionais da classe.

Em 1926, a Contabilidade era executada de forma manual, por meio da utilização dos livros Borrador, Razão, Diário, bem como os livros fiscais, de Registro de Entradas, Saídas, Inventário, entre outros.
Oitenta e sete anos se passaram. Hoje, a Contabilidade está presente em todos os nichos de negócios e os contabilistas são fundamentais para a transparência e ascensão da economia mundial. "Toda empresa, independente do porte ou segmento, órgão governamental, indústria, cooperativa, propriedade rural, casa de comércio, hospital ou entidade do terceiro setor precisa contratar os serviços de um contador, responsável por fornecer informações úteis para a tomada de decisões e sucesso dos negócios", falou o presidente do Sindcont-SP, Victor Domingos Galloro.






Voltar


É proibida a reprodução de textos e fotos publicadas, mesmo citando a fonte, sem expressa autorização assinada pelos diretores da publicação. Os artigos e matérias assinadas são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.

APEJESP - Todos os direitos reservados.

Jornalista Responsável: Suzamara Bastos
Criação: Acessa Brasil